Você já teve dor de dente ou conhece alguém que já teve? A dor nos dentes provoca um grande desconforto e ela pode variar de leve a muito forte e constante. Esse tipo de dor atinge pessoas de diferentes idades, sendo um dos principais motivos pela procura de dentistas e ortodontistas.
A dor costuma ocorrer porque os nervos do “centro” do dente afetado provocam uma sensação desagradável, mostrando que algo não está certo. Alguns problemas são mais simples de serem solucionados, enquanto outros exigem um acompanhamento prolongado, como por exemplo, a correção dos dentes que deve ser realizada com a ortodontia.
Mas por quais motivos temos dor de dente?
A dor de dente pode ocorrer por diversos motivos, mas separamos as 8 principais razões que costumam afetar os dentes e provocar esse grande incomodo. Confira:
Cárie Dentária: Algumas bactérias orais se alimentam de partículas de alimentos que ficam presos em sua boca e produzem ácido, que ao longo do tempo afeta o esmalte do dente, podendo destruí-lo e atingindo os nervos;

Dentes tortos: Os dentes que não se encaixam ou que são tortos são difíceis de serem limpos corretamente, podendo provocar as cáries e outros problemas, como por exemplo, dores de cabeça devido a um estresse provocado nos músculos responsáveis pela mordida. Por esse motivo, a utilização de aparelho ortodôntico é fundamental para a correção dos dentes.

Desgaste do Esmalte: Ácidos presentes nos alimentos, ácidos gástricos e vômitos podem desgastar o esmalte do dente;

Rachadura ou fratura: Os dentes podem enfraquecer com o passar do tempo devido à pressão causada pela mordida, que pode ocorrer através do ato de mastigar ou até mesmo pelo ranger dos dentes (Bruxismo). O que começa como danificações no esmalte podem evoluir e se tornar rachadura ou fratura no dente.

Doença periodontal: É uma infecção nos tecidos que sustentam os dentes, causada por uma acumulação de placa bacteriana ao longo da gengiva que desencadeia a inflamação.

Abscesso: Trata-se de pus causado por uma infecção. Pode ocorrer na base da raiz do dente ou no espaço entre a gengiva e o dente.

Ranger de dente (Bruxismo): É uma desordem funcional onde a pessoa possui o hábito de ranger ou apertar os dentes durante o dia ou à noite, porém é mais comum ocorrer de forma involuntária durante o sono.

Restaurações com infiltração: Restaurações mais antigas ou mal adaptadas podem permitir infiltrações. Essas infiltrações são novas cáries na base da restauração.
Raízes expostas: quando acontece uma retração de gengiva, fica exposta uma parte da raiz que antes estava protegida. Essa área costuma ser bastante sensível, por não ter a proteção do esmalte.
Como solucionar a dor de dente?
A melhor forma de solucionar a dor de dente é procurando por um especialista confiável, pois os nossos dentes precisam de cuidados especiais.
Marque a sua consulta e venha descobrir como está a sua saúde bucal aqui em Caxias do Sul!